Quadragésima oitava postagem - Tempos modernos - Lulu Santos.
Mais um álbum nacional. Esse me traz referências pessoais muito boas. Lulu Santos foi o show nacional em que mais me diverti. Não sei como estão os shows dele atualmente mas quando o vi, é uma máquina de sucessos e o show não dá tempo para novas músicas. Quem vai, não fica desapontado pois dentro do tempo de show, todos os grandes sucessos estão lá. E tudo começa em 1982 com o Tempos Modernos, que iremos apreciar juntos agora.
01. Tempos modernos.
Letra que é uma declaração de liberdade. Vamos contextualizar para não nos perdemos. O Brasil já indicava que a ditadura cairia (embora oficialmente isso ainda vá demorar) lá em 1982. A força da censura, embora presente, já não era tão forte e não deportávamos mais nossos autores por letras críticas. O tom de esperança com o fim da ditadura é dado e a certeza de que o muro que nos rodeia cairá, trazendo pessoas mais finas, elegantes, sinceras e habilidosas em suas escolhas (democracia) nos faz feliz. Nesse novo mundo, vamos nos permitir, vamos experimentar pois não há tempo que volte. Então a ditadura que nos diz o que fazer não pode nos alcançar mais. Somos livres e escolheremos fazer o que bem quisermos e queremos o que nos faça bem.
02. Tudo com você.
Não gosto de frases feitas mas usarei aqui. Conquistar a mesma mulher todos os dias é muito mais difícil do que conquistar uma mulher por dia. Fato. E essa música é isso. "Quero te conquistar, um pouco mais e mais a cada dia". Isso significa que quero ter contato com você, quero olhar em seus olhos, segurar suas mãos, sentir o cheiro de seu perfume e ver o sorriso que faz brilhar os olhos enquanto preenche o rosto. Aqui, Lulu Santos demonstra o que significa se entregar: "Satisfazer sua vontade também me sacia". É quando a felicidade do outro é a minha. Não estamos falando em submissão, e sim, de amar a ponto de alimentar-se da felicidade do outro. Que o brilho dos seus olhos sejam os meus. Por isso ele pede para que ela não vá embora. Se eu quero tudo com você, como pode ir? Posso morrer de amor mas não deixarei ninguém perceber. Acredite que embora outras existissem, foi por você que o coração bateu forte. Essa letra é muito boa. Como falei antes, Lulu Santos é o cara dos sucessos. Fausto Nilo divide a letra. Sejamos justos.
03. De repente Califórnia.
Coloquei sem a vírgula, respeitando o que está no LP de 1982. Uma canção para a liberdade. Bem, uma letra simples. Tão simples que vou destacar uma prosopopeia usada na letra. "O vento beija meus cabelos, as ondas lambem minhas pernas, o sol abraça o meu corpo, meu coração canta feliz". Relembrando: Prosopopeia é quando colocamos uma característica de seres que têm vida em seres inanimados. Outra curiosidade: Na letra temos a frase "sarto de banda". Isso significa salto lateralmente. Mas essa não é a curiosidade. Sartar é um verbo. E significa colocar (enfiar) contas em uma miçanga, por exemplo. Para falar um pouco sobre a letra, destaco ainda, que a vida muitas vezes não passa tão lentamente. Há saudades do que já passou.
04. Scarlet Moon.
Quem conhece um pouco da história de Lulu Santos, sabe que ele foi casado com Scarlet Moon de Chevalier (falecida em 2013) e muitas músicas dele foram feitas para ela. A letra de Scarlet Moon, no entanto, foi escrita pela Rita Lee (eu gosto muito de ironias). A letra é uma homenagem à amiga descrevendo suas características. Aqui, destacarei o ritmo da música, muito mais próximo do que Rita Lee fazia nos anos 80 do que das demais músicas do Lulu Santos no álbum. No mais, apenas citar duas brincadeiras com o nome dela. Escarlete é cantada em um trecho e no fim da faixa, blue moon aparece. Esse foi um parágrafo curto.
05. Sirigaita.
O ritmo dessa faixa é muito gostoso de se ouvir. Aqui seguimos com as declarações de amor sob a forma de entrega. Tema recorrente na faixa pois lembra da pessoa que se esforça, que faz de tudo pela amada (foi mocinho e bandido) e que enquanto ela quiser navegar, ele também quer. Nunca enjoará, pois é do mar. Mais uma faixa simples onde o autor diz que enquanto você quiser, eu quero.
06. Bole bole.
Música maldosa. Gosto da forma como esse amor se manifesta aqui. Segurar num cantinho (puxando, será?) e carregar pro escurinho (cinema?) é o que a liberdade deixa fazer. Por isso que limites existem. O problema é o que a letra denuncia adiante. Eu amo tudo isso. Não consigo controlar e é difícil de segurar quando se está junto. Quanto mais a vejo, mais o desejo aumenta (por isso que tem que parar). Mesmo demorando muito (ou dando voltas e voltas), nos encontramos e isso me deixa feliz. Essa faixa é muito curiosa. Existe uma química inegável aqui mas o fato de estar relatado dessa forma, dá a impressão que apenas a química não é suficiente. Pode haver uma relação com "Tudo com você" e apesar da química, devem ficar separados.
07. Palestina.
Faixa mais inteligente do álbum. Atualmente seria preconceituosa por taxar todos os palestinos de terroristas. Mas ele brinca com a palavra palestina. Ao mesmo tempo em que coloca como adjetivo para a mulher perigosa, há a relação na faixa com a região da Palestina, que luta para que seus filhos tenham um lugar para chamar de lar. Clara relação com as guerras que até hoje acometem esse lugar. Vou acrescentar que o ritmo também é muito bom de ouvir. Combina com a letra da música. Então, antes que imaginar o preconceito, apenas curta o som e contextualize.
08. Areias escaldantes.
Até queria comentar sobre a faixa apenas mas é impossível. Esse também é o nome de um filme brasileiro que recomendo. Passava em um canal pago que mostra filmes nacionais antigos. É um filme Cult e a história é um absurdo (como o filme também). Elenco curioso que conta com Titãs (época de Arnaldo Antunes ainda) e Lobão (na época com Os Ronaldos) e tem uma trilha sonora dos sonhos de qualquer roqueiro oitentista: Inútil (Ultrage a Rigor); Areias escaldantes (Lulu Santos); Não vou me adaptar (Titãs); Ciúme (Ultrage a Rigor); Núcleo base (IRA!); Longe de tudo (IRA); Massacre (Titãs); Ronaldo foi pra guerra (Lobão e os Ronaldos); Televisão (Titãs); Baby índio (Titãs); Leve desespero (Capital Inicial); Descendo o rio Nilo (Capital Inicial); Melodix (Metrô); Nós vamos invadir sua praia (Ultrage a Rigor); Fire in the jungle (Mae East); Eu sei mas eu não sei (Gang 90 e as absurdettes) e Mal Nenhum (Lobão). Só pela trilha sonora eu recomendo que vejam. Ah, a faixa. Citação de Oriente Médio mas quando fala sobre os Mouros, sabemos que estamos no norte da África. A faixa conta a história de um homem que tenta escapar desses mouros e fica perdido no deserto. Perdido em suas ilusões (miragem) ele canta para o céu enquanto espera pela sua morte, nas areias escaldantes do deserto ao meio dia. Boa faixa.
09. De leve.
Regravações podem incomodar alguns. Sendo de Beatles então... Aqui, uma versão escrita por Gilberto Gil com Rita Lee (lembrem-se que eles se conhecem desde a época do Panis et Circencis). Uma alusão ao uso de alucinógenos (hera) e dos efeitos do uso de drogas. A música originalmente está no álbum Refestança, de Gil e Lee, lá em 1977 e a faixa brinca com a prisão dos dois, em 1976 por posse de drogas. Mas era de leve... No contexto do álbum de 1977, faz sentido. Aqui, apenas uma faixa.
10. Tesouros da juventude.
Faixa que tinha tudo para ser mais uma, mas não é. O título me lembra programa de auditório. Mas a faixa é sobre tudo aquilo que os jovens conseguem produzir de bom, embora sejam colocados como drogados (faixa anterior) ou sonhadores. "Anjos pagãos, vazados de luz, feito santos de vitral". E quem são esses anjos? Alguns nomes são colocados ao final da faixa: Duane (Allman - co-fundador do The Allman Brothers), Brians; Janis (Joplin); Jimi (Hendrix); John (Lennon). Brians eu não consegui desvendar qual é. Imaginei Brian Jones (Rolling Stones), Brian Wilson (The Beach Boys) ou Brian Epstein (o cara que transformou The Beatles em The Beatles). Pode ser que sejam todos esses...
11. Fricção científica.
Mais uma música maldosa, pra encerrar o álbum. O que escrever aqui? A faixa relata uma relação sexual com uma mulher "de outro planeta", no sentido em que todos entenderam... Nem vou escrever muito sobre isso. Apenas ouçam.