Texto 16

Criar uma Loja Virtual Grátis
Texto 16

Neon Ballroom

Décima sexta postagem: Neon Ballroom - Silverchair.

Caso procurem pelos melhores álbuns da história do rock, certamente esse não estará por lá. Nem ligo. Pode ir sem medo que certamente irá se divertir com uma boa música, intensa, durante as 12 faixas. Boas letras e bons temas são tratados ao longo desse álbum. Vamos iniciar nosso passeio semanal.

01. Emotion Sickness.

Começa parecido com Smashing Pumpkins cantando tonight, tonight (sendo justo, tonight tonight veio 4 anos antes) mas aqui o tom é diferente. Temos alguém encarando uma doença emocional (depressão?) e enquanto seus olhos estão distorcidos, tudo está claramente morrendo. A música apresenta uma excelente instrumentação que permite sentir alguém que está incomodado e sem rumo. Pianos descompassados (aparentemente) e um vocal lamentando até gritar para que se levante pois essa queda não apagará sua dor... com um acompanhamento de bateria e orquestra ao fundo... Deveria ser a melhor faixa do álbum mas não é ainda.

02. Anthem for the year 2000.

Virada de milênio era sinal de fim dos tempos. A música brinca com essa ideia durante o desenrolar da faixa. Ao ouvir, compartilho com a banda algumas frustrações. Não imaginava também que viveria em um mundo onde tudo tem que ser de um jeito apenas (intolerância) e com mentes tão pequenas. E com a inocência sendo tão breve (vide casos de crianças sendo adultas em comportamento ou ouvindo certas músicas que abreviam essa fase). Quando ouço uma faixa dessas, lembro do motivo de começar a escrever esses textos. Música deve ir para a alma e nos fazer refletir. Missão cumprida por aqui.

03. Ana´s song (Open fire).

Essa é a melhor faixa. Justifico rapidinho. Muitas músicas são feitas como desabafo para quem escreve ou servem como desabafo para quem as ouve. Essa é uma que encaixa na primeira opção. Ana aqui simboliza a anorexia (sensação de que está gordo(a) mesmo pesando 100 gramas, pra simplificar) e o vocalista do Silverchair passou por isso e escreveu sua experiência aqui. Por isso frases como "você é minha obsessão", "Eu te amo até os ossos" e "Um anorexo amor". Felizmente, a doença foi superada e de quebra ganhamos uma música inspiradora.

04. Spawn again.

Gosta de desenhos animados? Nos anos 90 tinha um desenho que passava no canal fechado apenas (HBO) e que era sobre o personagem Spawn, personagem da Mirage que estava muito famoso na época ao mostrar um personagem angustiado como os da Marvel mas sem se importar muito com o resto das pessoas como o Batman da DC (cavaleiro das trevas). Bem, Spawn teve um filme (horrível) e uma animação competente. A música aqui foi trilha do filme e fica por aí mesmo... Saudades do Spawn.... aliás, aproveitando pra comentar que o clip do Korn - Freak on a leash usou essa mesma animação...

05. Miss You love.

Música romântica? Afinal, sinto sua falta meu amor é uma tradução possível. Bem, não é. A faixa retrata uma pessoa que está depressiva (ele coloca na letra angústia adolescente) e encontra-se incapaz de sentir emoções. Então ele sente falta do amor sim, mas do sentimento amor e não de um amor. Reforço a ideia quando ele comenta que não sabe como suportar mais um dia, como aquele que acabou de passar (e ele não percebeu). Engraçado como ele comenta que a dor é um campo para o ódio, que não respeita o amor e que odeia o fato do amor querer entrar nele mas ele não consegue deixá-lo entrar. Confesso que me divirto demais com os paradoxos.

06. Dearest Helpless.

Essa tem coisas para se pensar. A música retrata alguém que se importa com nada e está descuidada. Essa pessoa à margem do mundo está sujeita à qualquer sugestão de desvio de caminho e a faixa deixa isso claro quando fala que sexo, drogas e imagem é o bastante para lhe ter no mundo real. Fiquei pensando em pessoas abandonadas. Qualquer migalha de atenção, mesmo que para o caminho errado, é melhor que atenção nenhuma.

07. Do You feel the same?

Pelo conceito do álbum com doenças que iniciam na mente e podem espalhar-se fisicamente (como a anorexia já citada), temos uma faixa que estimula a virada. Pois resume as faixas anteriores lembrando da obsessão que sente e que talvez não seja a depressão que causa isso. Ele trata a obsessão como uma pessoa e por isso à pergunta se sente o mesmo. Em percebendo que não, vem o convite para que a cura inicia em si, então segure-se pois ninguém irá fazer isso por você. Limpe sua alma e mude o rumo da vida. Motivou?

08. Black tangled heart.

Nesse momento de confusão, imagine-se como 2 seres: um doente, magro, cansado... e você renovado. Este último quer levantar-se e entende que a obsessão, esse amor pela ana deva ser abandonado. Então falando como o primeiro ser, ele deseja que ele se mate antes que o segundo comece uma nova vida. Quem sabe se apaixonando novamente? Durante a faixa percebemos os 2 seres musicalmente. Temos a toada leve e a pegada mais pesada até o final para sabermos para qual caminho seguiremos.

09. Point of view.

Você consegue superar as situações se mudar de perspectiva. Sem maiores comentários...

10. Satin sheets.

Música pesada no álbum!! Parece Nirvana... Aqui temos uma pessoa vazia mesmo. Mentiras em todos os aspectos da vida. Gosto do simbolismo do bracelete de saturno coberto com moedas de cocaína. É o luxo e o lixo da vida unidos.

11. Paint pastel princess.

Depois de 2 faixas com comentários breves, vamos escrever. Esse álbum fala sobre doenças como expliquei antes. Aqui, o compositor quis explicar como o tratamento com anti depressivos o fazia ver o mundo como um lugar onde era possível suportar a vida. Reforço que tudo foi feito após o período em que ele esteve internado para tratar de depressão, que teve como consequência, a anorexia. Então entenda a letra como como um quadro descrevendo um paciente em recuperação.

12. Steam will rise.

Encerrando esse desabafo por parte do compositor do álbum, entenda a Steam não como vapor mas como estima. A auto estima aumentará, uma vez que está sob tratamento e em breve voltará ao normal. Musicalmente a faixa entra com em um ritmo de balada, algo lento e denso. Parte mais importante é ouvir a frase "só queria um pedaço de mim"...

Resumo da obra: Álbum que justifica seu espaço aqui por tratar de doenças psicológicas que refletem-se no físico e cuja cura é difícil e causa sofrimento durante o processo. O que alivia é saber que a cura é possível, desde que o tratamento seja no início e ininterrupto. Despeço-me e até o próximo texto.